Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.

30 novembro, 2005

Saborear a Independência


Como é possível uma criança evoluir a maturidade adulta de forma deslumbrante?
A cara arredondada de cabelos comprindos arejados, os olhos bem salientes de uma profundidade infinita naquele rosto e corpo de criança bem constituido pela rebeldia, mas a inteligência estava a faiscar dentro dos meus neurológicos que por vezes surpreendia toda a gente até a mim mesma e a inoncência estava a perder singeleza.
Abri a consciência muito cedo, por culpa da vasta curiosidade das coisas do qual os meus pais não esperavam que fosse instantâneo pelo contrário julgavam que o meu processo de crescimento fosse mais lento por causa da minha deficiência, o que não veio confirmar.
Ainda não tinha feito dez anos e saboreava a indepedência, seguido vestígios de conhecimento como uma ave repina de asas abertas voando velozmente até chegar ao seu encontro.
Ia ao café comprar pão, ia ao parque jogar futebol com os meus amigos, adorava andar de bicicleta que ao chegar a casa á noite encontrava a minha mãe de cabelos em pé perante a sua preocupação e o receio de alguma coisa ter acontecido comigo, para mim as horas não existiam, gostava da liberdade e era tão bom ser livre e fazer todas as coisas de consciência traquila, apesar de fazer asneiradas!
O 1º Ensino Básico corria bem, estava quase a terminar o quarto ano sem dificuldades, e descobri o meu talento: ARTES e a minha irmã ia nascer!
Foi nessa altura que entrei para o TAEKONDO pela minha própria iniciativa, pois queria ser alguém que julgasse pelo meu carácter individualista e não pela minha deficiência.
A adaptação a muitos estilos de vida, como a escola, a familia, o desporto, o local onde vivia em comunidade com as demais pessoas, foi um factor determinante para uma criança surda oralizada como eu crescer sociável e ser enquandrada em sociedade como índividuo e não como deficiente, que isto fique bem claro.
P.S-» Apreciem a minha arte :)

10 comentários:

Anónimo disse...

Só lerei o texto amanhã. A minha dor de cabeça é tão violenta que nem consegui apreciar os versos, que suponho serem teus, lá em T.

Como hoje é o 70º aniversário da morte de Pessoa, Álvaro de Campos, de que te deixo um excerto, escreve exactamente o que sinto:

«Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.»

Bjs.

Isabel Filipe disse...

Oi Memorex,

Admiro a tua força e a tua maneira de estar na vida.

Estou bem feliz por te ter encontrado.

Adorei ler este teu texto. Obrigada pela partilha desta altura da tua vida.

Tem um bom feriado.

Beijokitas carinhosas e amigas

Isabel Filipe disse...

p.s.: o teu trabalho artístico é lindissimo. quero ver mais coisas. parabéns

Fragmentos Betty Martins disse...

Memorex

O teu texto é a forma "viva" da tua FORÇA.

Parabéns por seres quem és :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Bom dia, amiga!
Nunca precisas de agradecer, apenas evitar...
Ok, percebi TUDO o que me dizias...

Quando me quiseres dar resposta, usa este meu endereço, tá?

beijinhos
C.

SilenceBox disse...

Querida memorex!!
És uma grande Mulher, um lindo exemplo de Força, de Coragem, de Inteligencia, tens excelentes qualidades que me dão um imenso orgulho de ti! Não cabe em mim o contentamento por te ter encontrado, por saber que existe neste País alguém como eu! Surda profunda e oralizada que se encontra bem integrada, que gosta de estar com os ouvintes, que quer saber mais e mais!
Fiquei fascinada com a tua arte! Está esplendida! Tens também um dom muito especial!
Recebeste o meu e-mail?
Um abraço muito especial e carinhoso para ti, querida Memorex!

wind disse...

Gostei do texto e da tua arte:) Vim agradecer também os parabéns:-) beijos

Isabel Filipe disse...

Oi Linda...

Passei para te desejar um bom sábado...e dizer-te...que naquilo que eu souber sobre as minhas artes...ensinarei o que quiseres.

Beijokas

Diafragma disse...

De corrida, só para agradecer os simpatiquíssimos comentários e a tua visita. Já ganhei o fim de semana!
Mais logo virei visitar-te com calma, até porque já vi que temos outro gosto em comum...

Diafragma disse...

Agora com mais calma, para te dizer várias coisas:
1- Achei o teu quadro lindíssimo. Tem cor, tem movimento, tem ritmo, tem sentimento, tem alma! Gostaria muito de saber se vais mostrar mais, ou se há algum sítio onde os possa ver. Expões?
2- Sei muito pouco especificamente do Taekwondo, mas o que sei do Judo e Karate levam-me a pensar que, tal como estes, são uma forma de encarar a vida que muito admiro e aprecio. Todas as Artes Marciais são, para mim, o melhor exemplo de como se pode criar uma espantosa harmonia da mente com o mundo físico, para além de serem, todas elas, verdadeiros tratados de Física.

Estás portanto, e duplamente, de parabéns.