Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.

20 março, 2006

Finalista Desnorteada I


A Primavera, estação do primeiro ano acenou-me com afabilidade aprazível no adeus inevitável, na esperança de iluminar o meu sorriso em flores aromatizadas no próximo ano. Avista-se no horizonte uma mudança surreal do céu límpido sem nuvens a pairar, apenas o sol dá-me um abraço envolto de um círculo com esmaltes de ouro.
A tranquilidade é-me familiar, fico rendida aos seus afectos e encantos que me tratam como sua filha na designação comun de todos os corpos celestes, influenciada pela energia solar na esfera do Zodíaco e a permanente necessidade de mergulhar nos altos mares.
Um dia, as surpresas estavam embrulhadas em papéis boleados, de cores ás riscas. Tinha conseguido ultrapassar os obstáculos ao longo de quatro anos no Ensino Primário, sem ter reprovado uma classe.
Pórem, nesta altura durante a noite não tinha conseguido adormecer e as emoções eram tantas, assediavam os meus pensamentos acriançados. Acordei saturada de sono, meti-me de novo na cama e dez minutos depois a minha mãe destapou-me furiosamente os leçóis!
Sobressaltei de olhos semi-abertos, ainda meio sonolente tentado ler os lábios delicados e finos, cheios de expressividade daquela figura materna e elegante que transportava uma criança no ventre.
- Memorex! Acorda, já viste que horas são?!
- Ò mãe! Deixa-me dormir um bocadinho, está bem?
- Não é está bem, é já!
- Tenho de ir trabalhar, por isso filha despacha-te senão perdes a camioneta...
- Isto não é justo! Não tenho escola hoje!!
- Pois não, mas é o teu dia de Finalista, ou já esqueceste?!!
- Ahhh, é verdade!!!
Sai sa cama disparada que nem uma bola de canhão, vesti apinhada de pressa porque a camioneta ia passar pela avenida, e por um triz perdia a boleia! Caretas e sorrisos rasgados expostos na vidraça do transporte colegial, despedi da minha mãe depois dei um beijo ternurento na barriga orgulhosamente.
Subi, dei passos para ter com a Andreia mas fui barricada pelo Bruno. Este rapaz tinha sempre qualquer coisa nas mangas para me irritar, resumindo fazia a minha vida um inferno desde que entrei na creche, impulsivamente parei e disse-lhe:
- Bruno, deixa-me passar!
- Oh Memorex, não sabes dizer se faz favor?
- Eu a dizer se faz favor a um paspalho como tu?
- Cala-te! Não me chames isso senão levas!
- Coitado, deves pensar que tenho medo de ti! Põe-te é a milhas!
- Estás a pedi-las, Surda!!!
- O quê?! Que me chamaste?!! Repete lá o que disseste!
- Não repito! Tu percebeste muito bem Surda! Surda! Surda!
- Estás a gozar comigo, não é?! Não sou Surda! Tenho nome e é MEMOREX!!!
- O teu nome é S.U.R.D.A!
- OK, estás tramado!! (Dei uns valentes socos, e uns pontapés nas canelas, fiquei levissima e ele a chorar compulsivamente...!)
- Chamo-me MEMOREX!!! ESTÙPIDO!!
Avistei a minha melhor amiga, sentei-me a seu lado e não consegui conter as lágrimas da linguagem ofensiva dos torpedos labiais, acabados de serem antigidos na barreira da sensibilidade e disse baixinho: "Porque sou Surda? Porque eles não vêem que sou igual a eles? Sou assim tão diferente?"
A Andreia viu-me, disse-me para não ligar aquilo e de repente ao ver a queda das minhas lágrimas, chorámos as duas num abraço apertado e cheio de amizade.
(... tem continuidade ...)

11 comentários:

Anónimo disse...

Se pensares um dia que és melhor do que as palavras que escreves,
vais ver que és imbativel ;)
Seja como gosto da tua maneira de ser,ás vezes tentamos ser fortes e á sempre um ponto que nois toca,
no meu entender somos todos perfeitos,somos nós próprios,e ninguem tem direitos de ser um ser superior por isto ou por aquilo,
claro que na vida real não é bem assim mas uma coisa bonita é não mandarem nos nossos sonhos tu tens os teus e eu tenho os meus aí somos livres de tudo e a nossa perdição ;)
Anima te e sorri porque vais ter uma vida engraçada e mesteriosa como todos nós ;)
tem uma boa semana ;)
um beijinho sorridente ;)

Anónimo disse...

É nesses momentos que um simples abraço faz toda a diferença...gostei de te ler...beijinhos e votos de uma boa semana :)

Uma Mãe disse...

Muitissimo obrigada pelas tuas palavras, simplesmente AMEI, tu tens o dom de dizer as coisas tão simples de uma maneira maravilhosa, tocante mesmo.
Pelo que escreves, deves realmente ser uma pessoa linda a todos os niveis. Adorei mesmo. Muito, muito obrigada.
Beijinhos e boa semana.

wind disse...

Gosto tanto de te ler:) Adoro a maneira como escreves e a tua sensibilidade:) beijos

Uma Mãe disse...

Senti-me inspirada sim, e sabes o que me inspirou? As palavras que tu me deixaste no post anterior. A sério, as tuas palavras são mágicas, tens mesmo o dom de transmitir de uma forma amorosa coisas ás vezes tão simples. Adoro ler o que escreves. Continua assim e sê feliz.
Muitos beijinhos

Isabel Filipe disse...

...há muito maldade no mundo...

mas a maldade infantil magoa-nos bastante...

vou esperar a continuação...


fica um beijinho com carinho

greentea disse...

adorei o teu post - os miudos são tão maus uns para os outros , até dói!!!
ma como aqui entramos todos na blog e apenas precisamos saber escrever e umas artesitas de informática, podemos estar descansados q não há insultos nem caneladas... mas muito mimo e muita ternura entre todos.
Um abraço

Novos Caminhos a Percorrer disse...

As vezes somos pintados pelas nossas fraquezas, devemos amar quem nos pinta e vê pelas nossaas forças.
Um beijinho

M.M. disse...

Olá Memorex!
Espero que esteja td bem ctg.
Vim ao teu blog, pela primeira vez e confesso que fiquei fã.
Grande post, sim senhor. :)
Muitos Parabéns!
E continua sempre com essa tua Força e Coragem.

Bjs

M.M.

greentea disse...

Bom dia!!!

SilenceBox disse...

Querida Memorex,
Adorei ler-te! Andas a fazer progressos de escrita,já descreves tudo com uma precisão! Parabéns!!
Ao longo do texto, senti-me dentro de ti. Também eu sofri muitas maldades por ser surda. As tuas lágrimas fizeram-me recordar das minhas lágrimas... o mesmo sofrimento... a mesma dor...
Tens o meu abraço mais profundo, bem apertadinho e mutuamente silencioso, tens os raios calorosos do meu coração que querem afagar-te e proteger-te de todas as maldades!