Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.

05 outubro, 2005

Novo mundo e vida nova


"O DOM pela razão que muitos nos consideram diferentes dos outras, devo dizer é uma qualidade ou um sentido? Seja qual for pensamos com o coração mas se for em excesso de sentimentos já é um grande pecado, tão emotivos, tão sensiveis num ponto de qualquer altura iminente jorrar de lágrimas na nossa face...
Ouvir com coração, pensar com coração é definitivamente a nossa mentalidade de ver as coisas pq através dela aprendemos, questionamos de muita coisa até as mais insignificantes!"

Nasci no mundo do ruído onde passei a minha curta existência a ouvir sons, palavras e barulhos, de repente parei no mundo do silêncio atravessando os dois portais que abriam e fechavam ao mesmo tempo, tudo isto era automático...

Obtive as minhas primeiras próteses auditivas compradas pela familia, onde trabalharam arduamente deixando as suas vidas em segundo plano, para que eu os usasse desse modo manter a minha integridade na sociedade, ao principio havia uma coisa que os incomodava, era a escolha de uma Língua: a Lingua Gestual Portuguesa e a Oralidade. Naquela época já tinha alguma sintaxe na linguagem como dizer "papa", "mama" mas fui perdendo o dominio de articulação das palavras e do som.
Assim optaram pela oralidade porque sabiam que me dava mais possibilidades, mais vantagens e oportunidades em todas as coisas na vida, além disso posso ter perdido uma parte da infância com terapias de fala, saltando de consulta a consulta, de médico a médico, de professor a professora, estavamos todos a lutar contra o tempo porque a minha formação como criança dependia necessariamente do modo como evoluia no dia a dia.

Olho para mim com grande humildade e agradeço á minha familia pelo esforço, pela educação, pelo seu amor, pelo seu carinho, por tudo o que fizeram de mim a pessoa que sou hoje.


1 comentário:

SilenceBox disse...

A tua familia (tal como a minha familia) fez uma excelente opção pela oralidade. Felizmente!
Estou a gostar muito ler pequenos textos da tua vida. Vejo que passámos por muitas coisas em comum...
O teu blog está bonito. As imagens colocadas em cada post são originais.
Um forte abraço =)*