Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.

19 dezembro, 2005

Banda Sonora da Diabinha



Assisti ao vivo o primeiro concerto de Banda Sonora da Diabinha, na Sociedade Filarmónica União Seixalense.
Primeiro, quero dizer-te que apesar de eu não puder ouvir a música como gostavas que fosse realmente, eu garanto que a ouvi no meu silêncio, através das vibrações no meu corpo e das diferentes escalas que aumentava de intensidade dos instrumentos musicais.
Tu já estavas lá dentro enquanto eu e a mãe tínhamos chegado do clube vídeo, logo à porta de entrada apercebemo-nos que estava uma pinha de gente, seguimos para dentro em busca de dois lugares.
À medida que avançávamos, as pessoas via-nos com olhares curiosos e desconhecidos e nós apressadas porque o espectáculo estava em contagem decrescente para começar, foi ai que ao longe uma pessoa avistou-nos de mão acenada, interrogámos “quem é?”
Não deu para ver, já que estava tudo escuro, limitamos acelerar os passos o mais rápido possível, era a mãe da Debóra mas havia um problema: só existia um lugar!
Não tínhamos muito tempo, arriscámos à toa de nos sentar nas cadeiras que tinham o bilhete indicado para os reservados, na segunda fila de frente onde te víamos.
Os panos vermelhos baloiçavam na abertura, toda a Banda estava fardada a rigor, de camisa azul e gravata vermelha em ambos os sexos, calças para rapazes e saias para raparigas.
Todos os músicos profissionais de várias idades tinham os respectivos instrumentos, formando assim um corpo conceituado da própria Banda, nunca tirando a autenticidade dela. Os holofotes diminuíam à medida que a música tocava de ritmo pautado pela regularidade dos outros componentes, como os Saxofones, Flautas, Clarinetes, Fliscornes, Trompetes, Trompas, Trombones, Bombardinos, Tubas e Percussão que magicamente fui massajada pela onda fluente, levemente invisível para dentro das próteses auditivas.
Vi-te ali, no diafragma da visão, no fragmento óptico que resplandecia no escuro, estavas no fundo do canto, sentada no meio das tuas amigas que não dês-te em conta que estavam a falar contigo. Tinhas os olhos atentos pela melodia que escutavas atenciosamente, e que te estremecia toda esta amplitude das cordas vocais na tua paixão pela música, posso não saber que tipo de paixão é , mas sei como é isso e não é algo que se descura e se vê, basta sentir no âmago da alma até porque foi a mesma coisa comigo em relação ao Taekwondo.
Escondeste o teu nervosismo miudinho, mas eu encontrei-o na tua expressão facial e pude ler os teus pensamentos como o vento, a tua vontade e o teu querer de estares ali em palco com os profissionais e de tocar como nunca tocaste na tua vida, e eu estarei sempre a teu lado.
As crianças deram um pulo das cadeiras para actuarem, todos alinhados por ordem de altura, os mais baixos ficaram perto dos microfones, de costas direitas e cabeças erguidas esperando que a música da Banda recomeçe.
A locutora faz movimentos nas mãos, como se desenhasse letras de melodia no ar invísivel que como magia em que os lábios dos pequenos mexem com donçura e cantam suavemente acompanhado a música, o ritmo aumentava de escala e pude ler toda a leitura labial como nunca tinha oportunidade, senti-me perdida de emoções e adorei, maravilhei o prazer que me foi proporcionado!
Desejo-vos um Feliz Natal repleto de Amor, Alegria, Felicidade e Saúde...

9 comentários:

Anónimo disse...

Vim ler-te (gostei da tua descrição muito viva) e encontrei os teus desejos de Feliz Natal. Obrigada! Que para ti também o melhor te seja oferecido.

Isabel Filipe disse...

Querida Memorex,

Fiquei sem palavras com esta tua descrição...e muito feliz por teres sentido tudo isto que nos transmitiste.
És realmente úma pessoa fantástica.
Que bom ter-te encontrado.

Beijokas

Anónimo disse...

ola mana!!
Eu estou muito agradecida por teres escrito a 1000000 coisas por mim, amo-te muito mana:)

Diafragma disse...

Com esta descrição foi como se lá tivesse estado!

wind disse...

Magnífica descrição. Para ti também um Bom Natal:)

Isabel Filipe disse...

Querida Memorex,

Que o Natal,
em lugar de ser apenas uma data,
seja um estado de espírito
a nos orientar a vida, permanentemente.
Os meus votos para ti e familiares de que este Natal
traga alegria, paz e muita felicidade
para todos os dias do Ano Novo.
Beijinhos,
da Isabel Filipe

Nil Borba disse...

Olá!!

Eu não lhe conhecia, mas foi muito saudável entrar aqui. Seu nome representativo do que vc é: memória, linda e criatuiva que fez bailar nas letras sua emoção de forma tão lindamente. parabéns!! Voltarei
Beijos e um bom natal pra vc

Anónimo disse...

Acenda-se de novo o Presépio no Mundo!
Acenda-se Jesus nos olhos dos Meninos!

David Mourão-Ferreira

Feliz Natal para ti e todos os que amas.

Beijo grande, M.

Anónimo disse...

Eu, outra vez :-)))

Vou estar ausente, antes de partir, quero deixar-te um grande abraço e os meus votos de que 2006 te seja favorável.

Até Janeiro. Beijinho.