Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.

30 janeiro, 2006

Flocos de Neve


Para recordar, 29 Janeiro de 2006.

Encontro-me sozinha em casa e não está aqui ninguém, só eu e o espírito das coisas que parecem estar paradas no tempo, mas movem-se furtivamente sem aperceber das suas diversas tonalidades com vida própria.
Encostada no sofá, de telecomando na mão primado cada botão de um canal sincronizado e noto que não há nada de interessante para ver, que faço? Remendo-me ao silêncio de uma revista, leio frases saltitando de parágrafo em parágrafo avidamente de um desejo ardente prestes a ser devorado pelos meus olhares curiosos e dilatados.
O telemóvel permanece a meu lado sobre um azul-marinho no descanso da sua funcionalidade, quieto sem nenhum sinal de vida, apenas prontificado e esperado que alguém o pegue afectuosamente. Talvez por sentir raiva e rabugice decidiu despertar-se com uma vibração absolutamente tremida, mas forte para me chamar atenção e pegar nele como desejava carinhosamente. Desbloqueio, vejo a mensagem sobre um televisor minúsculo mas cheio de cores onde existe um simples contraste de azul, laranja, vermelho, lilás.
A mensagem é reaberta, o destinário revela-se e é a minha mãe:

“Vai à janela está a nevar!”

Pensei:

“A nevar? Será verdade, aqui no Seixal a nevar?”

Levanto-me em sobressalto, abro o cortinado e contemplo a paisagem espantada com quedas de pequenos flocos de neve, dou meia volta e corro imediatamente para o meu quarto onde agarro e visto o meu blusão, ao lado está um candeeiro que por acima fica o gorro branco. Meto na cabeça, corro para a sala e abro a porta da varanda onde sou surpreendida pela vaga gelada do frio.
Já estou aqui fora a maravilhar esta oportunidade, crianças do bairro entusiasmadas e de braços abertos para o céu, pela primeira vez na vida vi o nevar levezinho no Seixal, pensei:

“Que raio se passa com o tempo? Isto não é lá muito frequente acontecer, é de certeza um fenómeno de anormalidade temporal!”

Subitamente fui atacada pelas lembranças de infância na Serra da Estrela…

19 comentários:

Filipe Feio disse...

Será que foi um daqueles momentos que, na vida, recordarei como experiência única? Mas espera lá... Não são todos assim? Enfim... Nunca pensei ver nevar nesta praça à minha frente, em plena Lisboa, através destas janelas que encerram o calor deste novo lar em que escolhi viver... :)

Anónimo disse...

Sinceramente, é o mesmo que me aconteceu. Foi realmente bom!
Valeu pena para as crianças virem!
Beijinhos da Xtrelinha

Menina Marota disse...

Já tive dessas sensações... agora, neste local onde moro, vejo somente o mar... neve, nem vê-la, a não ser o frio que se pressente lá fora.

Bela a tua narrativa. "Vi-me" aí contigo, a partilhar esses sentimentos.

Um abraço carinhoso e boa semana :)

Anónimo disse...

É verdade, nevou e de que maneira.. e pelo que vejo.. és quase minha vizinha!! :)

eli disse...

ausento-me uns dias e vejam lá o que acontece... neve em Lisboa! Só não fiquei muito, muito, mas mesmo muito triste porque estive exactamente num local de muita neve, na Serra da Estrela. Mesmo assim, lamento não ter visto.

Beijinho+beijinho

wind disse...

Foi tão giro:) beijos

João Leite Duque disse...

Olá memorex,
obrigada por passares lá no meu cantinho ;)
Gostei de cada palavra,
que aqui escreveste,
a seriedade que escreves engloba o meu ser ;)
vou linkar no meu pensamento ;)
Nunca vi nevar aqui em lisboa,
e quando esse momento aconteceu estava de pijama e robe a comer uma maçã, quando de repente olho mais atentamente para a rua e vejo que está a começar a cair flocos de neve tal como tu,dou uma corrida até ao quarto e apronto me para sair de luvas casacão e gorro mal que a vejo abro os braços e olho para o céu e gozo cad momento naquela paz e tranquilidade de um dia memorável para o resto da minha vida ;)
desculpa memorex por ter estado tão descritivo ;)
tem uma boa 5-feira ;)
um beijo ;)

Anónimo disse...

Foi tão bonito, memorex! Eu estava numa aldeia perto de Lisboa e pensei que o Natal tinha voltado, mas com outra cara. Com cara de suiço ou sueco ou outro qualquer país que se cobre de branco de vez em quando.
Bj

Isabel Filipe disse...

oi Memorex...

e nevou muito aí????
em Azeitão...cairam uns farripos muito pequenos...e como chovia...qdº chegavam ao solo já estavam desfeitos...
mas Setúbal e Palmela...que ficam bem pertinho como sabes...tiveram neve a sério....

Beijokas

Uma Mãe disse...

Obrigada pela visita e pela opinião. Logo q possa vou ler o teu cantinho inteirinho.
Bjs e aparece.

Isabel Filipe disse...

Oi Memorex,

...passei a desejar-te um Bom Fim de Semana.

Bjs

Anónimo disse...

ola querida!
ouvi dizer que não estavas bem, mas entao ja tas melhor?
adorava poder estar ao teu lado para te animar e ver te a sorrir com um sorriso lindo!
=) obrigada pelo comentario que escreveste!
beijinho da estrelinha =*

Ana Rodrigues disse...

hehehehe
Foi tão giro!

Não fosse o vento gelado também tinha ido para a rua com os piolhos!

Isabel Filipe disse...

....passei a desejar-te uma boa semana

Beijinhos

sandra disse...

Olá,
Estive uns dias sem conseguir passar por aqui..Fi-lo hoje e apercebi-me de uma certa nostalgia entre as tuas palavras. Depois li alguns comentários e deparei-me com a palavra tristeza..
Espero então, muito sinceramente que o sol por esta hora tenha regressado ao teu lar, e junto a ele um sorriso teu..

beijinhos..

Sandra

M. disse...

Eu também tive uma mão travessa de neve na aldeia onde passei o fim de semana. Foi muito bonito. Parecia que estava dentro de um postal suiço. :-)
Bjs
M

M. disse...

Obrigada peals palavras que deixaste à porta do portão verde com cadeado. :-)
Beijos.

Isabel Filipe disse...

Oi Linda...

enviei a resposta à tua pergunta para o teu email...


beijokas

eli disse...

conflito com o servidor já está sanado? Oxalá! É que gosto muito de te ver lá no meu azulão ;-)

um beijo de boa noite, Memorex.