Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.

13 março, 2006

O Acaso


Em todo o instante somos confrontados pelo princípio do acaso, mas quando falo de acasos refiro-me no condão da frivolidade. Apesar de não fazer nenhum sentido, a hesitação flutuante rompe a obscenidade da estranheza invulgar.
Posso imaginar, ao pegar o cd-rom e posteriormente a ter colocado no dedo, fi-la girar com ligeireza. A celeridade fugaz era de tal modo estridente, no ponto de mirar as linhas giratórias para além do horizonte uma reflexão ponderada e simultaneamente no acto de reflectir a sugestão de dois pensamentos confundidos.
Tal como se sucede na vida, a coincidência é um fruto do acaso entre dois acontecimentos inalterados e por mais extraordinário que sejam, não têm nenhuma justificação concreta.
Devo dizer, numa certa noite estava sonhando e mal acordei de manhã as coisas desenrolavam harmoniosamente com simplicidade, á medida que ia acontecendo não tinha dado importância mas subitamente notei que já tinha vivido este dia. Estranho, não é? De facto é impróprio e por outro lado surpreendente a capacidade da imprevisibilidade, entretanto interrogo-me constantemente disto até saber o porquê.

Confesso intimamente, que até me mete receio por isto estar acontecer vezes sem conta!
Será um acaso, uma coincidência ou outro imperativo qualquer?!
P.S- Precisei de desabafar!

18 comentários:

wind disse...

Isso é normal, os psicólogos chamam o "dejá vu", ou seja o já vivido. Também acredito nisso porque já me aconteceu, mas não é de meter medo:) Acontece, ficamos estranhas a pensar : onde é que já vi isto?, mas passado um bocado passa e mal não nos faz, por isso não te preocupes:) beijos

sandra disse...

Olá, Sabes o que já me aconteceu?
Estar pela 1ª vez em Salamanca, NUNCA ter lá estado antes, e dizer ao meu avô que ali, ao virar a esquina estava um Restaurante português, muito bom. Isto num sítio estranho, porque tinhamos parado para mudar um pneu que tinha furado.. Coincidências?
Dejá vu? Não sei, mas que foi estranho, lá isso foi..

bjs
Sandra

Uma Mãe disse...

Também por diversas vezes já me aconteceram situações semelhantes e q me fazem pensar o porquê de acontecerem. Qtas vezes não era capaz de jurar q já tinha vivido aquela situação, ou conhecido aquela pessoa... estranho mas acontece.
Coincidências??... Será???
Quem consegue explicar???...
Bjs

Adriana Gomes disse...

Obrigada,eu já ando desde os 4 anos no taekwondo...
sou cinto castanho,2º kup...
bejs:p**

Anónimo disse...

A mim também já me aconteceu o que te vou contar. Fui ao casamento de um primo, fora de Lisboa, cuja casa (da noiva) eu nunca tinha visto antes e de que nunca tinha ouvido falar. Então não é que a festa se desenrolou como eu tinha sonhado uns dias antes! Imagina, a fila de convidados atrás da noiva, em direcção à capelinha ao lado da casa, a arquitectura como eu tinha visto em sonhos, a paisagem em redor, tudo. É fantástico, não é? Vá-se lá explicar uma coisa destas!
E ainda outra: uma tia minha com 94 anos e a quem estive muito ligada desde pequenina estava no hospital há um mês, por causade uma perna partida. Pois no dia em que ela morreu, precisamente de madrugada, à volta da hora em que ela morreu, eu sonhei com ela, um rosto envolto em névoa que se aproximava e se afastava. De manhã muito cedo,ao acordar, recebi o telefonema com a triste notícia. Espantoso, não é?

SilenceBox disse...

Querida memorex,
Ninguém sabe porquê, são coisas que acontecem inexplicavelmente... Gostei muito de ler este post.
Agora vou ter que te passar as algemas da Corrente... (vai ler o texto no meu blog que postei agora).

[Cada bloguista participante tem de enumerar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que o diferenciem do comum dos mortais. E, além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue.]

Um abraço apertadinho e super-afectuoso para ti, querida!

eli disse...

Memorex, há tanta coisa para a qual não encontramos resposta racional, amiguinha.

Deliciosa semana para ti. Dois beijos meus.

Anónimo disse...

O melhor mesmo é deixarmo-nos levar pela corrente...quem sabe, mesmo que lentamente, as respostas nos surjam com clareza. Beijinhos e votos de uma boa semana :)

Fragmentos Betty Martins disse...

Querida Memorex

Sou daquelas pessoas que não acredita no acaso.

Mas existem "fenómenos" (se é que se pode chamar assim) para os quais não existe uma explicação - que a nossa compreensão atinja de forma - que se faça entender.

E então, lá estamos nós a receber "sinais" sem sabermos a forma de os descodificar!

Entre: Acaso, coincidência, ou outro imperativo qualquer?

Eu ficaria assim, entre o: Impérvio - porque por "enquanto" são caminhos intransitaveis.

Beijinhos

Boa semana, minha querida

Diafragma disse...

Mas para além de tudo isso, tenho de te dizer que a imagem que composeste está giríssima!
És uma criativa1

Isabel Filipe disse...

...temos capacidades que desconhecemos e não usamos...

situações destas já me aconteceram inumeras vezes...

julgo que a isto se chamam "premonições"...mas não tenho a certeza...

beijokas

porfirio disse...

boa noite

...tb já tive essa sensação de dejá vu...

parabéns pelo blog!

Natureza disse...

Olá. Isso já me aconteceu muitas vezes.
uma vez eu estava carro da minha tia passar uma escola (nunca visto sitio e a escola) mas reconheci-a essa escola.
Outro dia, uma colega contou as suas novidades, depois, eu disse-lhe que eu já sei as suas novidades mas ela me disse que é ultima hora da novidade.
Acontece tudo que é um deja vú.
Eu acredito muito "deja vú" porque tenho sangue das bruxas (uma parte da minha familia).
beijos.

Anónimo disse...

Ás vezes acontece me isso,
mas nem se quer me questiono,
Há dias que que tenho a perceção de que já os vivi...
acontece me bastante,
mas eu não acredito em coincidencias...
tem uma boa semana memorex ;)
um beijinho ;)

Novos Caminhos a Percorrer disse...

Não há coincidencias é a minha opinião, o acaso são sinais que devemos interpretar duma maneira ou de outra mas penso que sempre com algum significado... quem sabe...
Beijinhos

Anónimo disse...

Meu testemunho de um destes fatos estranhos:
Estava eu trabalhando quando senti vontade de telefonar para um amigo que há mais de um ano não o via. A pessoa que me atendeu falou que ele estava hospitalizado e me deu o nome do hospital. Liguei em seguida para lá e fui informado que ele acabara de falecer!
Coincidência?

Anónimo disse...

Não acredito em coincidências... Talvez o seu amigo, na sua agonia de morte, tenha se lembrado de você e isto, de alguma forma, fez com que você também lembrasse dele.
Quem sabe?

Jose Correia disse...

Acredito que co-crias a tua realidade com o teu Eu Superior, quem sabe talvez nos sonhos foste dada o privilegio de ver o processo de co-criacao ao vivo? :-) Coincidencias certamente nao existem, apenas sincronisidades e licoes a aprender... ;-)

Amor e luz
Ze